quinta-feira, março 05, 2009

SALVE-SE A ENFERMAGEM...

O Beijo de Judas a Cristo...

Em tempos de crise, a Enfermagem, enquanto grupo profissional, reagiu de uma forma um pouco singular.

Alguém afirmou um dia, "um Homem só perece, um grupo de Homens faz uma revolução…"

Depois de vários anos a lutar pela sua autonomia profissional, a Enfermagem parece ter chegado a um beco sem saída. A evolução da nossa profissão sofreu um retrocesso e entrou num processo de autodestruição, a Enfermagem parece ter voltado atrás no tempo e regressado a um passado onde as funções que lhe estão inerentes aparecem associadas sobretudo a servir os outros, sem autonomia.

A enfermagem parece caminhar para o abismo, onde seres acéfalos se limitarão a bem servir a classe médica, confundindo uma actividade tão nobre com a vulgar prostituição do corpo.

Podem-nos espoliar de inúmeros direitos, mas nunca ferir o orgulho que ostentamos em ser enfermeiros.

Unidos somos fortes e só juntos poderemos resistir a quem nos quer manietar.

Uma profissão nobre só poderá ser salva por pessoas de carácter. Dentro do nosso grupo é que temos que procurar as soluções para os nossos problemas, a cura para as nossas feridas.
A nossa importância é inquestionável e não podemos deixar quem quer que seja questioná-la!
Caiam aqueles que acham que têm méritos e competência para nos avaliar. Questionem sim a competência dos outros com quem trabalham, através de acções sustentadas e inquestionáveis.

Vamos olhar o futuro nos olhos, unidos, acreditando que só as pessoas de carácter conseguirão vencer.

Pereçam aqueles que criticam os seus iguais junto dos médicos e chefias! A História acabou por castigar aqueles que não foram leais. Arderam na fogueira aqueles que denunciaram os seus irmãos, na forca acabou Judas, depois de trair o seu Mestre…

No vosso colega enfermeiro vejam um igual, um irmão, e só com essa premissa é que poderemos salvar a profissão que um dia, já muito longínquo, escolhemos ser...

Eu,vou continuar a acreditar que é no cuidado ao doente que vou conquistar os meus méritos, evitando os boatos, a mesquinhez. Pobres de espírito aqueles que prejudicam seus iguais para se imporem! Eu continuo a dormir todas as noites como um bebé, de consciência tranquila, e vocês?

Sem comentários: